5 comportamentos que fazem você perder dinheiro na locação do seu imóvel!
top of page

5 comportamentos que fazem você perder dinheiro na locação do seu imóvel!

5 comportamentos que fazem você perder dinheiro na locação do seu imóvel.

1) Amadorismo

Muitos proprietários de imóveis não sabem muito bem o que fazer para alugar mais rápido ou até mesmo atrair bons inquilinos. O mercado imobiliário pode ser um bom negócio, se encarado com profissionalismo. O amadorismo nunca traz bons resultados! Busque profissionais que possam ajudá-lo a trilhar esse caminho. As imobiliárias sérias investem na sua própria equipe e fazem um bom trabalho de divulgação e captação de inquilinos. Bons profissionais na área da corretagem podem avaliar e administrar seu imóvel da maneira justa e correta. Outros bons profissionais de áreas relacionadas ao mercado imobiliário, como projetistas, empreiteiros, advogados, fotógrafos etc, sempre irão agregar benefícios e soluções importantes para o seu negócio de aluguel.


2) Falta de Estratégia

A falta de estratégia está intimamente ligada ao amadorismo e é uma prática muito comum no mercado que faz não só perder muito dinheiro nas locações, como também prejudica toda a cadeia do nicho de imóveis para locação. Muitas vezes o proprietário almeja grande valorização do imóvel e, mesmo se um profissional avaliar num valor menor, o proprietário não abre mão daquele valor ilusório, assim como também não realiza investimentos inteligentes de melhoria do imóvel que poderiam fazê-lo se destacar nos anúncios dos portais de busca e ser rapidamente convertido num bom contrato. O proprietário não percebe que os pontos fracos do seu produto são uma grande desvantagem para boa parte dos consumidores e, muitas vezes, prefere deixar o imóvel vazio.

É muito fácil achar anúncios sem estratégia nos portais de busca de imóveis: são casas, apartamentos, salas e lojas que não oferecem nenhum diferencial ou vantagem competitiva de mercado, que estão degradados por falta de manutenção e cuidado e, para piorar, o preço praticado é acima ou igual a média do mercado. São imóveis que possuem milhares de visualizações nos portais e que estão há meses no book de ofertas e, quase sempre, com baixa conversão em visitas físicas ao local. A vacância por falta de estratégia gera muita perda de dinheiro não só pela falta do aluguel, mas pelas despesas mensais, como IPTU, condomínio e outros custos. Portanto, se o seu imóvel está nessa condição, é hora reavaliar todo o contexto: administração da imobiliária, condições de contrato e atualização das cláusulas, valores e, principalmente, o estado de conservação do imóvel!


3) Expor um Produto Degradado na Vitrine

Quando você vai ao shopping comprar algo, é natural observar a vitrine, analisar os produtos ali expostos e ponderar se satisfazem a sua busca, seja pela estética, pela utilidade, pelo conforto e pelo valor. Ou seja, antes de se decidir a entrar na loja para adquirir a peça, você já fez uma série de ponderações, ainda que inconscientes, se a qualidade do produto está condizente com valor mostrado na etiqueta, não é mesmo?

As vitrines em shoppings são muito bem trabalhadas para atrair olhares, despertar o desejo de compra e não há espaço para roupas sujas ou produtos danificados. Portanto, você, que é proprietário de imóvel de aluguel, deve enxergar seu imóvel como um produto que vai ser colocado na vitrine, que é o portal de imóveis na internet, onde milhares de inquilinos acessam diariamente para buscar seu doce lar ou seu espaço para empreender um negócio dos sonhos!

As fotos e vídeo no portal devem mostrar o imóvel em todas as suas características, por isso cuide para que o imóvel esteja limpo, bem conservado e bem-acabado para despertar o interesse das pessoas. Nada de piso sujo, pintura manchada, rejuntes soltos ou mofados, louças trincadas, portas sem maçanetas, janelas emperradas, armários danificados, lustres quebrados.... Se houver problemas elétricos, infiltrações e outros riscos à saúde e acidentes, conserte verdadeiramente e não maquie! Lembre-se que há vidas em risco e você poderá ser responsabilizado legalmente. Invista estrategicamente e cuide do seu imóvel para que ele seja destaque na vitrine virtual dos portais de busca e seja rapidamente convertido num bom contrato de locação.


4) Desinteresse

O proprietário desinteressado é aquele que:

- Não se envolve com a administração do seu imóvel;

- Desconhece os problemas do seu imóvel que são enfrentados dia-a-dia pelo inquilino e nem faz questão de resolvê-los;

- Não participa das decisões do condomínio, não apoia melhorias nas áreas comuns do edifício e nem contribui para o fundo de reserva;

- Não flexibiliza contratos e, geralmente, fecha os olhos para os abusos da imobiliária desqualificada que gerencia seu imóvel.

O desinteresse, seja por parte do proprietário, seja por parte da imobiliária, é um comportamento altamente tóxico para a gestão do imóvel de aluguel, pois impacta negativamente o mercado imobiliário como um todo, criando bolhas de vacância em bairros, centros comerciais e edifícios e, consequentemente, a desvalorização do imóvel.


5) Visão limitada do negócio

Todos os itens listados até aqui - amadorismo, falta de estratégia, produto degradado e desinteresse – revelam a visão limitada do proprietário com relação ao seu negócio de locação de imóveis.

No item 1, identifica-se a “cegueira” do amadorismo quando o proprietário do imóvel prefere fazer as coisas a seu modo, mesmo sem entender o mercado, desvalorizando os profissionais que poderiam lhe ajudar a obter os melhores resultados. A consequência dessa visão limitada é como diz o ditado popular: amadores quebram e profissionais prosperam!

O item 2 revela a visão limitada do negócio quando o proprietário está convicto que o seu produto está perfeito e vale muito quando, na realidade, está bastante aquém do mínimo aceitável. Os interessados ponderam profundamente sobre um imóvel antes de fechar um contrato. Portanto, um produto que não ofereça estética, segurança, qualidade e utilidade é um imóvel que será descartado logo no início de suas buscas. Ampliar a visão do negócio é reconhecer os pontos fortes e fracos do imóvel, empreender esforços para solucionar ou minimizar os pontos fracos para atingir melhores padrões. Caso contrário, o valor deve cair ou alguma outra vantagem contratual deve ser oferecida!

No item 3, identifica-se a visão limitada do negócio quando o proprietário do imóvel oferece ao mercado um produto degradado, almejando obter vantagens no processo em detrimento do locatário. Ora, um inquilino submetido às migalhas não fará a menor questão de cuidar do imóvel, podendo até degradá-lo ainda mais. Nesse sentido, o que estava ruim ficará ainda pior e, em pouco tempo, o valor do investimento em melhorias será cada vez mais elevado. Pense nisso, ofereça dignidade em seus produtos, pois é o cuidado contínuo que fará os imóveis não se desvalorizarem ao longo dos anos.

Já no item 4, a visão limitada do negócio se revela no desinteresse pela gestão do imóvel como um negócio inserido num contexto social. Essa “miopia” pode ser tanto por parte do proprietário, quanto da imobiliária, ou por parte de ambos. A mudança está em interessar-se verdadeiramente pela manutenção e administração do imóvel, incluindo participar de tomadas de decisão e contribuir para a melhoria do local onde o imóvel está inserido, seja o conjunto habitacional, o condomínio, o edifício, a rua e o bairro.


Se você é proprietário de imóvel de aluguel e chegou até aqui, parabéns!

Agora você tem a consciência que é muito mais fácil trilhar o caminho sendo assessorado por profissionais que também almejam o seu sucesso; você busca tornar seu imóvel um produto de qualidade para ser exposto na vitrine e atrair inquilinos que cuidem do seu patrimônio; você amplia a visão sobre o seu negócio e entende que investir estrategicamente e interessar-se pela administração do seu imóvel é fundamental para obter melhores resultados e lucros; você compreende que os lucros são duradouros quando também é oferecido vantagens e qualidade de vida aos seus inquilinos!


E para te ajudar a trilhar esse caminho de forma estratégica, a Designare Ambientes desenvolveu um serviço pioneiro no mercado imobiliário e exclusivo para proprietários de imóveis de aluguel, que é a CONSULTA IMÓVEL RENTÁVEL.

Na CONSULTA IMÓVEL RENTÁVEL é realizado um diagnóstico sincero, extremamente técnico e objetivo, em que é avaliado as condições físicas, estéticas e funcionais do imóvel. Com essa análise, elaboramos um Guia Exclusivo, no qual propomos melhorias pontuais ou indicamos projetos específicos para o imóvel, tendo em vista o custo-benefício da execução de reparo ou reforma. O objetivo da CONSULTA IMÓVEL RENTÁVEL é aumentar a qualidade e longevidade do seu imóvel, proporcionando maior liquidez e rentabilidade para você!


Clique aqui, e saiba mais sobre como obter sucesso no segmento de imóveis para aluguel!

__________________________________________________________________________________

Texto elaborado por Ana Marinho, CEO da Designare Ambientes, designer especialista em imóveis para aluguel. 2023 © Direitos autorais reservados. Permitida a reprodução total ou parcial, sem alteração de sentido, desde que citada a fonte.

__________________________________________________________________________________



bottom of page